História

No primeiro semestre do ano rotário 1953-54, na presidência do Companheiro Armênio Gasparian, o Rotary Club de São Paulo – Leste, com apenas dois anos e meio de existência, no anseio de estender os conhecimentos e princípios rotários a outras comunidades, promoveu os estudos iniciais para a fundação de um Rotary Club na cidade de Guarulhos.

Os primeiros contatos foram efetuados através das constantes viagens de negócios do Companheiro Odilon Pereira Machado a esta cidade, visitando empresários aqui estabelecidos, entre eles: Henry Borkon, Rinaldo Poli, João Marques Luiz, Francisco Poli.

O Companheiro Odilon, assessorado pelo Companheiro Rubens de Paula Ramos, não mediu esforços, e dentro dos critérios recomendados por Rotary International para a fundação de um Rotary Clube, promoveram várias reuniões de estudos com comerciantes, industriais e profissionais liberais de diversos seguimentos da sociedade local, viabilizando a ideia da fundação do Rotary Club de Guarulhos.

Foi assim que, em 28 de janeiro de 1954, o Rotary Club de Guarulhos foi instalado como Clube Provisório, com 24 Companheiros sócios fundadores.

Sócios fundadores:

Carlos Giulietto Dragoslav Arambasica
Edmundo Mário Cavallari Evaristo Rodrigues de Arruda
Frederico Rodrigues de Arruda Filho Francisco Poli
Frederico Meyer Fritz Reimann Filho
Heitor Mauricio de Oliveira Henrique Kleineider
Henry Borkon João França Filho
João Marques Luiz Jaime Rodrigues de Arruda
Jorge Silveira Mello Filho José Vasconcellos Noronha
Ozires Mário Guida Paulo Mauricio de Oliveira
Rinaldo Poli Roble Teixeira de Aquino
Vicente Moreira de Mendes Waldomiro Pompeo
Wilson Talarico Zigfryd Flank

O Rotary Club de Guarulhos, fundado pelo Rotary Club de São Paulo – Leste, seu padrinho, foi oficialmente admitido com membro de Rotary International em 19 de março de 1954, recebendo a Carta de Admissão em 15/04/54 pelas mãos do Presidente de Rotary International, Companheiro Joaquim Serratosa Cibílis, do Rotary Club de Montevidéu, quando da realização da Segunda Conferência Ibero-Americana realizada na Esplanada Hotel em São Paulo.

Seu primeiro presidente foi o Companheiro Henry Borkon – 1954-55.

POLÍTICA:

No Campo político, o Rotary Club de Guarulhos contribuiu para com a Administração Pública com nada menos que cinco Companheiros Prefeitos, um Deputado Estadual e um Deputado Federal

Companheiros Prefeitos:

  • Rinaldo Poli
  • Heitor Maurício de Oliveira
  • João Marques Luiz
  • Waldomiro Pompeo (por duas vezes)
  • Vicentino Papotto

Deputado Estadual:

  • Heitor Mauricio de Oliveira

Deputado Federal:

  • José Milbas Queiroz.
  • Companheiros Prefeitos

No ano da fundação do Rotary Club de Guarulhos, o Companheiro Rinaldo Poli era o Prefeito Municipal da Cidade.

Com essa participação junto à Prefeitura e demais poderes, podemos com certeza, afirmar que Guarulhos, cujo PIB se enquadra entre os maiores do país, deve muito ao nosso clube.

Quando construímos nosso novo marco rotário no ano de 2006, pensando nessa participação efetiva que tivemos no progresso do Município, não nos limitamos a construir um marco, mas fizemos sim um pequeno monumento ao lado da Rodovia Presidente Dutra, comemorando e exaltando a influência do Rotarismo que aqui se praticou, colaborando significativamente com a transformação da  Guarulhos da época de nossa fundação com cerca de 50 mil Habitantes à metrópole vibrante de hoje, com cerca de 1 milhão e quatrocentos mil habitantes e com o maior aeroporto da América Latina e um grandioso complexo industrial.

REALIZAÇÕES:

O rol de serviços do Rotary International é imenso, e o Rotary Club de Guarulhos, desde sua fundação em 19 de março de 1954 muito fez, e continua fazendo.

Em seus 65 anos o clube sempre teve como meta a prestação de serviços à Comunidade e o engrandecimento da Cidade.

Principais realizações históricas:

  • Instalação do 1º semáforo da cidade de Guarulhos na esquina das ruas Felício Marcondes com a Sete de Setembro.
  • Construiu o Grupo Escolar Rotary, no bairro de Itapegica, hoje Escola Estadual de Primeiro Grau Rotary. Logo após concluída a obra, inaugurada em 27/05/1956 foi doada ao Governo do Estado de São Paulo, por Escritura Pública.
  • Criou o primeiro banco de sangue da cidade, que posteriormente foi doado para a Prefeitura de Guarulhos.
  • Em 24/03/1961, sob a presidência do companheiro Carlos Giulietto, quando o município contava com apenas setenta linhas telefônicas instaladas, fundamos e administramos por vários anos a Cia Telefônica de Guarulhos, cujo 1º Presidente foi o Companheiro Waldomiro Pompeo, do Rotary Club de Guarulhos. Resolvendo o grave problema de comunicação aqui existente. Mais tarde a CTG foi incorporada à Telesp, hoje privatizada.
  • Criação e inauguração em 24/03/1963 do 1º Posto do Corpo de Bombeiros de Guarulhos localizado até hoje na Avenida Monteiro Lobato, pelo então presidente Hans Gummerbach.
  • Construção e fundação em 26/10/1962 da Associação Cristã de Moços e posteriormente contribuímos com a construção de sua primeira sede.
  • Construiu a Casa da Criança com 800 m², no Jardim Rosa de França. Esta creche foi posteriormente permutada com o Juizado de Menores da Comarca de Guarulhos, com anuência da Prefeitura Municipal, por este terreno no ano de 1979, onde participamos ativamente na construção dessa sede da Associação de Rotarianos de Guarulhos.
  • Fundação do Rotary Club Guarulhos Vila Galvão em 19/05/1967.
  • Fundação do Rotary Club Guarulhos Sul em 24/06/1973.
  • Fundamos o Rotary Club Guarulhos Aeroporto em 20/07/1988.
  • Em comemoração ao nosso cinquentenário construímos e entregamos à comunidade em 19 de março de 2004, a Creche Recanto Pingo de Amor com 406 m², que atende uma média de 160 crianças de 2 a 4 anos.

Realizações atuais do clube

  • Participamos ativamente com o programa de intercâmbio Internacional de Jovens, nesta gestão temos quatro jovens representando nosso clube em 4 países diferentes e recebemos 4 jovens, e temos 3 jovens sendo preparados e que irão embarcar no próximo ano.
  • Contribuímos efetivamente com a Maternidade Jesus José e Maria e também com o Projeto Acreditar.
  • Nosso principal projeto é a ROTARY RUN, visa a inclusão da Juventude ao Esporte, essa corrida teve sua primeira edição em 2015, com cerca de 700 participantes, seguindo para 1.000 na segunda, 1.950 na terceira, em 2018 tivemos 1.350 inscritos e pretendemos chegar a 3.000 corredores neste ano.

Em função desses resultados hoje nossa corrida faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Prefeitura de Guarulhos.

  • Na gestão anterior, adotamos a Escola Estadual VENEZUELA II, localizada no bairro do Jardim Arapongas, onde encontramos o prédio bastante deteriorado e um ambiente, de certa forma inadequado ao convívio da juventude. Conseguimos com bastante trabalho, restaurar as partes danificadas das instalações e com uma participação bastante efetiva tornamos o ambiente escolar mais saudável e acolhedor.

Em todos os trabalhos realizados pelo clube, sempre contamos sempre com a valorosa colaboração da nossa tradicional CASA da AMIZADE, do ROTARACT, do nosso INTERACT, e também do nosso ROTAKIDS, além dos nossos familiares.

Ao longo dos 65 anos, o Rotary Club de Guarulhos só conseguiu realizar todos esses feitos e outros que não foram aqui relatados, aparados num intenso companheirismo e principalmente, nos inspirando no lema rotário de:

DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI.

Reunião

Reunião: Todas as terças-feiras das 20h00 às 22h00 Local: Rua Soldado Anélio da Luz, nº35 - Jardim Ana Maria - Guarulhos - SP

Rotary Run

Facebook

Arquivos

Categorias